5 ferramentas digitais (muito úteis) na organização de tarefas para compartilhar com os filhos e professores

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No último artigo que compartilhamos aqui no nosso blog, falamos sobre a importância do apoio dos pais nas tarefas escolares e na rotina dos filhos. Então, para seguir nesse caminho, separamos algumas dicas que vão de encontro às ferramentas que podem ajudar na organização dessas tarefas. 🙂

São ferramentas simples e intuitivas que vão ajudar muito no dia a dia para que eles possam se organizar a curto, médio e longo a fim de otimizar o tempo. E o melhor: elas podem servir de apoio não só aos filhos, mas também aos professores.

Vem com a gente conhecer cada uma e compartilhe!

Notion

Essa é uma ferramenta onde você consegue gerenciar todos os seus compromissos, além de ter espaço para incluir inspirações, referências, construir calendários e o que precisar para alimentar a criatividade e facilitar a organização das tarefas escolares.

Miro

O Miro é uma ferramenta que permite criar quadros personalizados a partir do zero ou utilizar templates pré-fabricados para diferentes projetos e finalidades, uma funcionalidade que ajuda a economizar tempo e a manter a consistência no trabalho em equipe.

Além disso, conta com quadros infinitos, ferramentas de desenho e anotação, integrações com outras ferramentas de produtividade e a possibilidade de colaborar em tempo real com outras pessoas.

Trello

A ferramenta oferece recursos variados conforme a demanda de quem usa, como visualização em quadros ou listas, atribuição de tarefas, métricas, possibilidade de incluir anexos e integração com outras ferramentas.

Ao organizar tarefas no Trello, você consegue personalizar os fluxos de tarefas e atividades importantes.
Google Keep

O Google Keep é um serviço gratuito do Google que permite a criação de notas, listas, fazer rascunhos, desenhar, gravar áudios e inserir imagens.

A ferramenta, que também é chamada de Notas do Keep, pode ser usada por uma ou várias pessoas, já que é possível adicionar colaboradores em uma nota.

Asana

Entre os principais recursos oferecidos pelo app, que pode ser encontrado para Android e iOS, estão a facilidade de poder adicionar novas tarefas, listas de pendências, projetos, lembretes e solicitações, assim como acompanhar e monitorar o andamento de cada atividade, trocar ideias com os membros da equipe, esclarecer dúvidas e realizar comentários nas postagens.

E o melhor: na versão gratuita, é possível listar tarefas, adicionar projetos, comentários, conversas e arquivos para equipes de até 15 pessoas, além de realizar todo o acompanhamento do seu trabalho mesmo off-line.

Coloque em prática e comece já a organizar!

Já escolheu sua ferramenta preferida? Agora é hora de colocar em prática para começar a organizar as tarefas.

Mais importante do que usar uma ferramenta de organização específica, é criar um sistema para gerenciar as tarefas.

Vem ver como fazer isso! 😀

Em primeiro lugar, defina diferentes status

Organizar as tarefas por status é uma forma de facilitar a visualização de tudo o que precisa ser feito, o que já está em andamento e o que foi concluído.

Aproveite e crie tags

Elas servem para categorizar as tarefas e facilitar a visualização, já que, ao usar esse sistema de etiquetas, todas as informações de um único assunto ficam agrupadas e muito mais organizadas.

O trabalho ou a lição de casa é muito grande? Dá para dividir em pequenas tarefas

Isso facilita o entendimento sobre todos os passos que devem ser seguidos e prazos para cada entrega, além de possibilitar a atribuição de etapas específicas para outras pessoas para casos de trabalho em grupo.

Não esqueça de definir níveis de urgência/prioridade

A pior sensação é olhar o calendário e ver que o tempo passou e você não se organizou para fazer uma atividade. Por isso é tão importante definir suas prioridades.

Dessa forma, é possível se organizar a curto, médio e longo prazo, e gerenciar melhor o tempo.

Períodos de pausa são importantes

Tão importante quanto organizar as tarefas é esquecer de incluir períodos de pausas para as atividades que você gosta, e até mesmo para imprevistos e urgências.

No fim do dia, é melhor sobrar tempo para adiantar uma demanda do que se frustrar após não realizar a maior parte do que planejou, não é?

Gostou das dicas? Agora é hora de compartilhar com os filhos e professores para facilitar a rotina. No blog da UP, você encontra mais conteúdos como este. Confira! 😉

Até o próximo.

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